Bauer, "O Monstro do Maracanã" - o 13º jogador que mais vestiu a camisa do São Paulo

Começar falando de Bauer por seu apelido (Monstro do Maracanã) é fazer um pouco de jus ao que ele representou para o futebol e para o SPFC. Ao lado de Rui e Noronha, formou-se uma das grandes linhas médias do futebol, repetindo a parceria na Seleção.

Tinha muita habilidade com a bola e jogava com classe apesar de seu porte robusto. Foi a sensação da seleção na copa de 1950, sofrendo junto aos outros jogadores o estigma de não ser lembrado por seus feitos, e sim pela derrota para o Uruguai na final, que até hoje é lembrada de forma muito triste pelo país.

Bauer, o Monstro do Maracanã foi capitão e titular da seleção Brasileira por longos anos, campeão Sul- americano de 1949, Bauer disputou a copa de 1950, foi o único titular que se salvou da ira da torcida naquele fatídico dia, tanto que na copa de 1954 foi novamente o capitão do selecionado canarinho.


Após encerrar a sua carreira como jogador foi tentar a sorte como treinador de futebol, com passagens por times do México, Portugal e Colômbia. A sua maior façanha nessa função foi descobrir, em Moçambique quando excursionou com a Ferroviária de Araraquara o maior jogador do futebol de Portugal de todos os tempos, Eusébio. Na época Bauer, indicou o jogador ao técnico e amigo dos tempos de São Paulo, o Húngaro Bela Gutman, que prontamente o levou para jogar no Benfica. 

Foi capitão do SPFC, do Botafogo, onde jogou uma temporada, Seleções Paulista e Brasileira, impondo-se não só pela disciplina, a voz de comando ou o espírito de liderança, mas por sua técnica, que se situa entre os maiores estilistas do nosso futebol. A passada compassada, os passes precisos com a lateral do pé, o completo domínio da bola eram as sua principais características. Foram 14 temporadas como titular da equipe tricolor onde conquistou 5 campeonatos Paulista, marcou 18 gols em 398 jogos, é o 13º jogador que mais atuou com a camisa Tricolor, 398 partidas.

Nascimento: 21/11/1925 - São Paulo
Faleceu: 04/02/2007- São Paulo
Apelido: Bauer
Títulos no SPFC: 5 Paulistas : 1945/1946/1948/1949/1953
Chegada ao SPFC: 1941
Saída:1957
Marcas: 13º jogador que mais vestiu a camisa do SPFC.

Estatisticas:

Jogos - 398
Vitórias - 229
Empates - 81
Derrotas - 88
Gols - 18

0 comentários:

Postar um comentário