Especial de 50 anos do maior estádio particular do mundo, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo – Morumbi completa hoje 50 anos de glórias e vitórias.
A história do Morumbi teve início em 15 de agosto de 1952, com o lançamento da pedra fundamental pelo então presidente são-paulino Cícero Pompeu de Toledo – que viria a dar o nome ao estádio.
O jogo inaugural, entre São Paulo Futebol Clube e Sporting Clube de Portugal, aconteceu exatamente em 02 de outubro de 1960. Vencida pelo Tricolor por 1 a 0, com o célebre gol de Peixinho, primeiro tento marcado no estádio, a partida marca a inauguração inicial do Morumbi, ainda parcialmente construído.
Em 25 de janeiro de 1970, com a conclusão de 720 metros de arquibancada, o Morumbi tornou-se o maior estádio particular do mundo. De 1952 a 1970, foram 17 anos e cinco meses de construção, 50 mil metros cúbicos de concreto e seis mil toneladas de ferro para transformar o sonho da torcida tricolor em realidade.
Esforço tricolor
Muitos são-paulinos emprestaram paixão, suor e trabalho para que o São Paulo atingisse o objetivo de erguer o maior estádio particular do mundo.
Nas festas de 1ª inauguração, em 1960, o São Paulo Futebol Clube, realizou duas partidas amistosas contra clubes do exterior. No primeiro jogo, em 02/10/60, o tricolor venceu o Sporting de Lisboa, com um gol de Peixinho – Arnaldo Poffo Garcia. O juiz do confronto foi Olten Ayres de Abreu, ex-atleta são-paulino e hoje conselheiro vitalício do clube. No segundo desafio, em 09/10/60, o São Paulo, reforçado pelos palmeirenses Djalma Santos e Julinho Botelho, e pelo corinthiano Almir Albuquerque, derrotou o Nacional de Montevidéu, por 3X0, gols de Canhoteiro e Gino (2).
Palco dos grandes eventos
Diversos eventos artísticos e religiosos também fazem parte das estatísticas do estádio do Morumbi. Dentre eles a missa celebrada pelo Papa João Paulo II, em 3 de julho de 1980, e os shows épicos dos pop-stars Michel Jackson e Maddona.
Desafio 2014
Nesses 49 anos de existência, o Estádio do Morumbi já passou por diversas modificações em sua estrutura. Hoje, a casa do Tricolor Paulista oferece mais do que jogos de futebol, conta com o moderno espaço Morumbi Concept Hall que abriga o Santo Paulo Bar, a Megaloja da Reebok, uma livraria Nobel, o camarote Unyco, o Copa Restaurante e Gastronomia e, em breve, uma academia da CIA Atlética.
O próximo passo será adequar as suas instalações para receber o maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo em 2014.
HISTÓRIA DO MORUMBI
A década de 50, apesar de começar com uma crise financeira, seria memorável por uma razão.O que era sonho, o estádio próprio, passava a ser realidade.
Em 1952, Cícero Pompeu de Toledo, aconselhado por Luís Campos Aranha, procurou Laudo Natel, um hábil diretor do Bradesco, propondo-lhe que assumisse o São Paulo administrativamente, gerenciando-o como empresa.
Era o embrião de uma idéia que se concretizaria plenamente na década de 90: o futebol profissional-empresa, que geraria excelentes resultados. Entrava-se na modernidade.Colocando em ordem as finanças, Laudo Natel viu-se contagiado com a obsessão do estádio.
Encontrando o terreno ideal – o que já indicava visão de futuro -, o clube vendeu o Canindé e comprou 68 mil metros quadrados no Jardim Leonor.Conseguiu-se da prefeitura e da Construtora Aricanduva mais 90 mil metros, como doação.Na tarde de 15 de Agosto de 1952, monsenhor Bastos abençoou os terrenos e foi lançada a Campanha Pró-Construção do Morumbi.
Mesmo voltado para a construção do estádio, o São Paulo conseguiu manter o nível técnico de sua equipe, ganhando os campeonatos de 1953, 1955 e o de 1957, quando contou com um admirável jogador que, apesar de seus 35 anos, tinha ainda total domínio do meio-campo: o estilista Zizinho.
Viria um longo período de jejum, que duraria 13 anos, durante os quais a diretoria viveria, comeria e dormiria com a idéia fixa de erguer o estádio.E onde era uma região em fase de loteamento, quase deserta, surgia o Morumbi.Criação de Vilanova Artigas, um dos introdutores do modernismo na arquitetura brasileira.
Para o desenvolvimento do projeto foram necessárias 370 pranchas de papel vegetal.Cinco meses foram consumidos em terraplanagem e escavações, com o movimento de 340 mil metros cúbicos de terra.Um córrego foi canalizado.
O volume de concreto é equivalente à construção de 83 edifícios de dez andares.Os 280 mil sacos de cimento usados, se colocados lado a lado, cobririam a distância de São Paulo ao Rio.Foram 50 mil toneladas de ferro, o que dá para circundar a terra duas vezes e meia.
Certa vez, numa entrevista, Laudo Natel contou as dificuldades da construção.Além da constante necessidade de dinheiro, havia que se contornar a oposição dentro do próprio São Paulo.Uns, condenando a localização.”Quem irá ver um jogo a tal distância? Nunca lotaremos o estádio!”.
Outros, preocupados com a fragilidade das verbas destinadas à equipe.”Seremos um estádio sem time”.Num determinado momento, uma troca foi sugerida.A prefeitura ficaria com o Morumbi e o São Paulo com o Pacaembu.Apoiado por Manuel Raymundo Paes de Almeida e por toda a diretoria, Laudo Natel prosseguiu a batalha, após a morte de Cícero Pompeu de Toledo.
Terminada a obra, não havia um tostão de dívidas.Ainda inacabado, inaugurou-se o Morumbi no dia 2 de Outubro de 1960, com um jogo contra o Sporting, de Lisboa, que perdeu por 1×0.Esse foi o primeiro gol marcado no estádio.O autor foi o jogador Peixinho(Arnaldo Poffo Garcia).O Tricolor era formado por: Poy, Ademar, Gildésio e Riberto; Fernando Sátiro e Vítor; Peixinho, Jonas(Paulo), Gino, Gonçalo(Cláudio) e Canhoteiro.
O Morumbi foi terminado em 1970.Custo: 70 milhões de reais.Os torcedores se espantaram com uma novidade – outro pioneirismo do São Paulo: traves redondas em lugar das tradicionais quadradas, hoje abolidas no mundo inteiro.Na inauguração o São Paulo empatou com o Futebol Clube do Porto em 1×1, gols de Miruca e Vieira.O São Paulo jogou com: Picasso, Édson, Jurandir, Dias e Tenente; Lourival e Gérson; Miruca(José Roberto), Toninho, Teia(Babá) e Paraná(Claudinho).
Considerado o maior estádio particular do mundo, o recorde foi batido em 25 de Agosto de 1985, por 162.957 pessoas, nenhuma delas torcedoras de futebol.Era um congresso de Testemunhas de Jeová.

Estádio Cícero Pompeu de Toledo, também chamado de Estádio do Morumbi, é um estádio preparado para jogos de futebol, sede oficial do time brasileiro de futebol São Paulo Futebol Clube. Pelo seu tamanho, abriga a maioria dos clássicos do futebol paulista disputados em São Paulo, além de já ter recebido a Seleção Brasileira inúmeras vezes. O Morumbi é o terceiro maior estádio do Brasil, superado apenas pelo Maracanã e pelo Mineirão. O estádio do São Paulo é também maior estádio particular do Brasil.

História

Fotografia da área interna do estádio.
Nos primeiros anos de sua existência, o São Paulo utilizou como sede e campo a Chácara da Floresta, (localizada à esquerda da Ponte das Bandeiras, junto ao rio Tietê, na zona central da capital paulista). Daí ser empregado o nome de São Paulo da Floresta quando se fala da primeiro período de existência da agremiação, de janeiro de 1930 até maio de 1935.
Quando o clube foi refundado em dezembro de 1935, não tinha um campo próprio, situação que perdurou até 1938, quando a união com o Estudante Paulista rendeu ao São Paulo a posse do campo da Mooca pertencente à Antárctica. Em 1940 passou a usar o Pacaembu.
Em 1944, o São Paulo comprou o Canindé, que passou a ser o seu campo. Mas o Canindé só era utilizado como sede social e local para treinamentos; a área era pequena para a construção de um grande estádio e então surgiram ideias e projetos para a viabilização de uma praça esportiva em algum outro local da cidade.
O sonho de construir um grande estádio começou a se tornar realidade. A idéia inicial era a área onde atualmente encontra-se o Parque do Ibirapuera, na época uma região alagada, mas o então vereador Jânio Quadros impediu que o clube recebesse a área da prefeitura. O local escolhido foi uma área na região do Morumbi, praticamente desabitado, que estava em processo de loteamento imobiliário.
Em dezembro de 1951, a área foi adquirida pelo São Paulo.
Em 1952, o presidente do clube, Cícero Pompeu de Toledo, procurou Laudo Natel, diretor doBradesco, propondo-lhe que assumisse o clube administrativamente.
No dia 15 de agosto de 1952, monsenhor Bastos abençoou os terrenos e foi lançada a campanha Pró-Construção do Morumbi. Foi eleita uma comissão constituída pelo presidente Cícero Pompeu de Toledo e pelos seguintes nomes: Piragibe Nogueira (vice-presidente); Luís Cássio dos Santos (secretário); Amador Aguiar (tesoureiro); Altino de Castro Lima, Carlos Alberto Gomes Cardim, Luís Campos Aranha, Manuel Raimundo Pais de Almeida, Osvaldo Artur Bratke, Roberto Gomes Pedrosa, Roberto Barros Lima, Marcos Gasparian, Paulo Machado de Carvalho e Pedro França Filho Pinto.
Esses seriam os homens que fariam virar realidade o sonho de construir o maior estádio particular do mundo. Iniciava-se então, uma nova fase na vida do São Paulo Futebol Clube.
Parte do dinheiro da venda do Canindé (vendido à Portuguesa de Desportos em 1956) foi revertido em material de construção. Toda a receita do clube também foi investida na construção do estádio, ficando o time num segundo plano. As obras para a construção do novo estádio começaram em 1953.
A fachada do estádio.
O grande sonho do Tricolor estava sendo construído. O projeto do estádio do Morumbi teve a criação do arquiteto Vilanova Artigas, um dos principais representantes da “escola paulista” daarquitetura moderna.
Alguns números do gigantismo do Morumbi são impressionantes: para o desenvolvimento do projeto foram necessárias 370 pranchas de papel vegetal; cinco meses foram consumidos nas terraplanagens e escavações, com o movimento de 340 mil metros cúbicos de terra; um córrego foi canalizado; o volume de concreto utilizado é equivalente a construção de 83 edifícios de dez andares; os 280 mil sacos de cimento usados, se colocados lado a lado, cobririam a distância de São Paulo ao Rio de Janeiro; 50 mil toneladas de ferro, que daria para circundar a Terra duas vezes e meia.
Num determinado momento, uma troca foi proposta pela prefeitura que ficaria com o Morumbi e o São Paulo, com o Pacaembu. Mas Laudo Natel, apoiado por toda a diretoria, prosseguiu a batalha, após a morte de Cícero Pompeu de Toledo. Tanto esforço para construir o maior estádio particular do mundo, merecia uma grande festa de inauguração.

Estreia

Estádio do Morumbi – visão interna
A partida que inaugurou o estádio aconteceu no dia 2 de outubro de 1960. O São Paulo venceu oSporting Lisboa, por 1×0. O árbitro da partida inaugural foi Olten Aires de Abreu. O primeiro gol do Morumbi foi marcado por Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia), aos 12 minutos de jogo, diante de 56.448 pessoas que lotavam o estádio ainda inacabado, pois o objetivo era abrigar 120 mil pessoas, com renda de Cr$7.868.400,00, recorde em amistosos na época.
O São Paulo jogou com: Poy; Ademar, Gildésio e Riberto; Fernando Sátiro e Vítor; Peixinho, Jonas (Paulo), Gino Orlando, Gonçalo (Cláudio) e Canhoteiro; técnico Flávio Costa. O Sporting Lisboa formou com: Aníbal; Lino e Hilário; Mendes, Morato e Júlio; Hugo, Faustino, Figueiredo (Fernando), Diego (Geo) e Seminário; Téc. Alfredo Gonzalez.
A inauguração total do Morumbi ocorreu no dia 25 de janeiro de 1970. A partida de comemoração foi entre São Paulo e Porto, de Portugal, e terminou empatada em 1 a 1. Vieira Nunes abriu o placar para a equipe portuguesa, aos 32 minutos de jogo. Miruca empatou para o São Paulo aos 35 minutos do primeiro tempo. O árbitro da partida foi José Favilli Neto e o público foi de 107.069 espectadores presentes (59.924 pagantes).
O jogo teve a presença do presidente da República, o general Emílio Garrastazu Médici, e do governador paulista, Abreu Sodré.
O São Paulo jogou com: Picasso; Édson, Jurandir, Roberto Dias e Tenente; Lourival e Gérson; Miruca (José Roberto), Toninho, Téia (Babá) e Paraná (Claudinho); técnico Zezé Moreira. O Porto formou com: Vaz; Acácio, Valdemar, Vieira Nunes e Sucena; Pavão e Rolando; Gomes, Chico (Seninho), Pinto (Ronaldo) e Nóbrega.
Após esta inauguração o Morumbi passou a ser chamado de “o maior estádio particular do mundo”, apesar da redução de sua capacidade de 120 para 85 mil espectadores nos anos 90, por medida de segurança. Entre 1994 e 1996 o estadio passou por uma série de reformas para melhorias na estrutura (que apresentava falhas) e para a colocação de assentos nas arquibancadas e nas chamadas “gerais” e teve a capacidade reduzida em 10 mil pessoas.
O nome oficial é Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em homenagem ao ex-jogador, dirigente e presidente do clube.
Após a histórica conquista do tricampeonato continental (Copa Libertadores da América) em 2005, é carinhosamente chamado pelos torcedores de Moruntri.
foto panorâmica do estádio visto a partir do setor de arquibancadas amarelas. (Imagem: tales.ebner)
foto panorâmica do estádio visto a partir do setor de arquibancadas amarelas. (Imagem: tales.ebner)

Vitórias do São Paulo

O Morumbi foi palco de grandes vitórias do São Paulo Futebol Clube, o qual conquistou em casa o primeiro campeonato da Copa Libertadores da América em 1992 e seu tricampeonato em2005. Em 1993, apesar do último jogo ser no Chile, o Tricolor praticamente decidiu o título em casa ao vencer por 5 a 1 o Universidad Católica.
Já em Campeonatos Brasileiros, o São Paulo não tinha muita sorte em seus domínios, pois nas quatro primeiras finais em que decidiu o título no Morumbi (197319811989 e 1990), saiu de campo sem a taça, precisando esperar até 2006 para conseguir conquistar um título nacional em seu estádio, feito repetido em 2007.

O Morumbi e os rivais do São Paulo

Os maiores rivais do Tricolor (PalmeirasCorinthians e Santos) muitas vezes preferem jogar no Morumbi em função da capacidade de público dos demais estádios paulistanos e da Vila Belmironão serem adequados aos regulamentos das competições ou por haver interesse de uma maior renda.
Corinthians, Palmeiras (três vezes cada) e Santos (uma vez) já conquistaram o troféu nacional dentro do estádio, sendo que também foi no estádio que o Palmeiras venceu a sua única Copa do Brasil, em 1998.

Shows

O Morumbi também é utilizado pra shows de grandes bandas internacionais.
Show do U2 em 2006.
Show da Madonna em 2008.
Banda/Artista↓Turnê ↓Ano↓Datas ↓
AerosmithWorld Tour 2007200712 de abril[1]
High School MusicalHigh School Musical Tour200720 de maio[2]
Jonas BrothersJonas World Tour200924 de maio[3]
KissCreatures of The Night Tour 1982-1983198325 de junho[4]
Linkin ParkMeteora200411 de setembro[5]
MadonnaThe Girlie Show19933 de novembro[6]
MadonnaStick & Sweet20081820 e 21 de dezembro[7]
MenudoMenudo198516 de março[8]
Michael JacksonDangerous World Tour199315 e 17 de outubro[9]
NirvanaHollywood Rock Festival199316 de janeiro[10]
QueenSouth America Bites The Dust198120 e 21 de março[11]
RBDTour Generación 200620067 de outubro[12]
Roger WatersThe Dark Side Of The Moon200724 de março[13]
RushVapor Trails200222 de novembro[14]
U2Popmart199830 e 31 de janeiro[15]
U2Vertigo200620 e 21 de fevereiro[16]
Whitney HoustonWhitney Houston 1993-1994 World Tour199423 de Janeiro

Complexo Social

Morumbi um dia antes da partida entre São Paulo eBotafogo, pelo Brasileiro de 2008
A inauguração parcial do Estádio do Morumbi foi primordial para o lançamento do Complexo Social do clube. Antes quase ninguém acreditava no projeto, visto como ambicioso. Após, passou-se a acreditar que projetos maiores poderiam ser feitos.
A iniciação da venda dos “Títulos Sociais” foi um sucesso, com vendas estimadas em 7.500 unidades ao preço de cem mil cruzeiros tendo os proprietários de cadeiras cativas 25% de desconto e os associados, 20%. Com a arrecadação foram iniciadas as obras, com custo aproximado de cem milhões de cruzeiros, da sede da praça de esportes (provisória), três piscinas, cinco conjuntos de quadras de tênis, uma quadra de voleibol e futebol de salão, uma de basquetebol, dois paredões duplos para aprendizagem de tênis, playground, campo de futebol, canchas de bocha, além da iluminação do estádio.
Hoje, o complexo social do clube possui uma área total de 85.000 metros quadrados e é considerdo uma das mais imponentes sedes sociais do Brasil. Possui um dos maiores espelhos d’água do país e um tobogã aquático de 40 metros. Possui também uma estrutura impressionante: duas piscinas aquecidas, lanchonetes, restaurante, salão de festas, cabeleireiro, cinco ginásios poliesportivos, sete quadras externas, três campos de futebol para uso dos associados (um gramado e dois sintéticos), duas quadras de paddle, oito quadras de tênis, uma quadra de vôlei de areia, berçário, salas de ginástica e musculação, playground, vestiários masculino e feminino, sauna e área com churrasqueiras.
A Diretoria Social Cultural organiza periodicamente eventos, cursos e palestras. Há ainda abiblioteca com um acervo diverso e com 5.500 títulos estimados. No espaço cultural são disponibilizados na hemeroteca os principais jornais e revistas. A gibiteca da sede social oferece muita variedade e qualidade no seu acervo. O funcionamento do Complexo Social inicia-se às 9:00 horas, de terça-feira a sexta-feira fica aberto até as 21:00, aos sábados até as 18:00 e aos domingos e feriados até as 17:00 horas.
Corredor do Morumbi Concept Hall.

Morumbi Concept Hall

O clube conta atualmente com uma área chamada Morumbi Concept Hall que foi concebida para aumentar a circulação de pessoas, fortalecer a marca do time e aumentar a receita em dias em que não há jogos no estádio, aumentando, assim, as opções de entretenimento, negócios e lazer para os paulistanos e turistas. a entrada pode ser feita pelo portão dois do estádio.
Além dos já construídos Santo Paulo Bar, Livraria Nobel e Rbk Concept Store, o clube pretende incluir no Morumbi Concept Hall um restaurante, faculdade, buffet infantil, auditório presencial e até salas de cinema.[17]
Entrada do memorial do clube.
Memorial
O Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck foi inaugurado em 1994 após dez meses de planejamento por José Eduardo Mesquita Pimenta e tem esse nome em homenagem ao advogado, conselheiro, diretor e presidente de conselho do clube (a última vez eleito Presidente do Conselho Deliberativo em 2002). Luiz Cássio dos Santos Werneck foi fiel escudeiro de Cícero Pompeu de Toledo durante toda a construção do Estádio do Morumbi. Ele foi um dos responsáveis por obter recursos, por exemplo, com a Companhia Antarctica Paulista, cujo capital alavancou as obras do estádio.
O memorial foi construído com o intuito de organizar as glórias do clube. À época não havia um cuidado muito grande com a história de um clube, e o Tricolor Paulista foi o precursor. Com entrada gratuita, o horário de funcionamento é das 9:00 horas às 16:30 nos dias úteis e das 12:00 às 16:30 nos finais de semana ou feriados, não abrindo em dias de jogo no estádio.
Ele foi montado de modo que além de mostrar as conquistas nos gramados, também pudesse exibir conquistas fora deles. Além disso se preocupa em mostrar pontos importantes da história não só para o clube, mas para todo o esporte. Encontram-se no memorial, por exemplo, os troféus já conquistados na história do clube, objetos pessoais de Éder JofreLeônidas da Silva e Adhemar Ferreira da Silva, retratos de jogadores e ídolos, a história do Estádio do Morumbi e as conquistas de todas as modalidades já praticadas no clube.
interior da Rbk Concept Store.
Infelizmente, hoje o memorial encontra-se defasado em relação ao de seus rivais, considerada por alguns como “apenas” uma sala de troféus melhorada. Os troféus não estão exibidos em ordem cronológica ou de importância, sendo difícil encontrar alguns deles, também faltam recursos audiovisuais e interativos.
Rbk Concept Store
Inaugurada no dia 28 de agosto de 2007, a Rbk Concept Store foi o primeiro passo no conceito do Morumbi Concept Hall.
A megaloja da Reebok e do São Paulo possui 700 metros quadrados e conta com uma sofisticada estrutura que conta, entre outras coisas, com um camarote VIP para 101 poltronas e vidros especiais para que os clientes não percam qualquer detalhe do gramado.
Com horário de funcionamento de segunda-feira a sábado, das 9:00 horas às 18:00 e nos domingos e feriados, das 10:00 às 16:00 horas. Nos dias em que houver jogos, a loja será fechada duas horas antes do início da partida.
Entrada do Santo Paulo Bar.
Santo Paulo Bar
O Santo Paulo Bar, inaugurado dia 11 de agosto de 2008 é o primeiro bar temático dentro de um estádio brasileiro. Tem capacidade para 350 pessoas em uma área de 900 metros quadrados que, ao privilegiar a visão do campo, funciona como camarote em dias de jogos ou eventos e abre normalmente no restante dos dias. Seu funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 12:00 horas até o último cliente.
O investimento inicial do clube foi em torno de dois milhões de reais que foi utilizado para integrar o conceito à tecnologia. Conta com dezoito telas de plasma (inclusive nos banheiros) 100% Full HDe consoles de videogame. Possui ainda um estúdio que permite a gravação de programas e entrevistas ao vivo.
Detalhe da parede interna da Livraria Nobel.
Suas mesas são em forma de futebol de botão servidos pelos garçons trajando uniformes inspirados em jogadores, técnicos e bandeirinhas. Já o balcão reproduz a área do gol em formato real.
O cardápio conta com aperitivos, sanduíches, massas e sobremesas, com destaque para uma reeleitura do tradicional sanduíche de pernil dos estádios.[18]
Livraria Nobel
Foi inaugurada no dia 21 de janeiro de 2009 a Livraria Nobel, e terá como base o tema esporte, porém venderá todos os tipos de livros e também CD’s e DVD’s. No mesmo espaço da livraria encontra-se o Café Donuts que proporciona um espaço agradável de leitura e lazer.
A loja possui cerca de 225 metros quadrados de área e tem capacidade para 200 pessoas, sendo 135 sentadas. Além disso conta com uma visão privilegiada do estádio em um deck com aproximadamente 57 metros quadrados a menos de 80 metros do gol. Para sua coleção de livros, possui mais de 2.200 opções entre livros nacionais e importados. Conta também com uma linha desouvenirs do clube para adultos e crianças.
A loja funciona das 9 horas às 21 horas durante toda a semana e tem acesso livre, exceto em dias de jogos, onde será limitada a entrada aos espectadores dos camarotes.
Espaço Únyco
Inaugurado no dia 12 de fevereiro de 2009 para o jogo contra a Ponte Preta peloCampeonato Paulista de 2009, o Espaço Únyco é um grande camarote com lounge e cadeiras para aproximadamente 800 pessoas. Com previsão de receita na base de 15 milhões de reais por ano localiza-se no anel inferior do estádio atrás de uma das bandeiras de escanteio.
Entre as comodidades oferecidas, a principal é um buffet produzido pela Applebee’s. Ar condicionado, segurança, telas de plasma, limpeza e recepção estão entre os outros confortos aos frequentadores desse espaço.
O foco principal dessa nova área será o de sediar shows, eventos de grande porte e ações comerciais. Além disso servirá desde reuniões de negócios até festas infantis. A recepção de torcedores em dias de jogos fica em segundo plano.[19]

Dados

Vista aérea do estádio do Morumbi no bairro homônimo.
Ao todo são 102.904 metros quadrados de área construída, sendo que a área reservada aos espectadores é de 62.450 metros quadrados.
O campo do Morumbi mede 108,25 metros de comprimento por 72,70 metros de largura. O estádio possui 15 cabines para rádio e TV; 81 pontos de vendas para bebidas e lanches; 105 guichês para venda de ingressos; 51 banheiros; centro médico com 5 ambulâncias de plantão.
É um dos poucos estádios do Brasil que possui um setor exclusivo para deficientes físicos. A área tem 470 metros quadrados, espaço para 92 cadeiras de rodas e 108 lugares destinados a portadores de outros tipos de deficiência. Os acompanhantes dos deficientes físicos também têm um local específico dentro do estádio, ao lado do setor especial.
Desde abril de 1999, o Morumbi possui um novo sistema de iluminação. Os antigos painéis com luminárias concentradas foram substituídos por uma iluminação horizontalizada nos dois lados do estádio. As quatro caixas de concreto foram trocadas por duas estruturas metálicas especiais, com 80 metros de extensão cada uma, acompanhando a curvatura do Morumbi.
O estádio foi remodelado por duas vezes, de 1994 a 1996 com uma reforma estrututal total e posteriormente em 2000.

Maiores públicos e rendas

Segunda partida semifinal do Campeonato Paulista de Futebol de 2009 entre São Paulo e Corinthians no estádio Cícero Pompeu de Toledo. Visão da torcida são-paulina.
O maior público registrado no Estádio do Morumbi em uma atividade não esportiva, foi em 25 de agosto de 1985, 163.000 pessoas num Congresso Internacional das Testemunhas de Jeová.
O maior público do Morumbi em um jogo de futebol foi registrado no dia 9 de outubro de 1977 onde 146.082 pessoas (138.032 pagantes) assistiram ao jogo entre Corinthians e Ponte Preta, uma das finais do Campeonato Paulista desse ano. A Ponte venceu o jogo (2 a 1). O maior público numa partida do São Paulo Futebol Clube foi no dia 16 de novembro de 1980, onde o São Paulovenceu o Santos por 1 a 0, em partida válida pelo Campeonato Paulista. Nesta ocasião, estavam presentes 122.209 espectadores.
O recorde de renda do estádio foi alcançado em 21 de novembro de 2007, no jogo daseliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 entre Brasil e Uruguai, quando foi arrecadado um montante de R$ 4.321.225,00.[20]
A maior renda envolvendo um jogo entre dois clubes foi o jogo entre São Paulo e Internacionalválido pelas finais da Taça Libertadores de 2006 que teve arrecadação de R$3.382.655,00.[21]
Pelo menos 38 partidas realizadas no Morumbi ultrapassaram a marca de 100.000 espectadores presentes[22] e também no mínimo 63 partidas realizadas no estádio do São Paulo ultrapassaram a marca de 80.000 apenas no Campeonato Paulista.[23]

Estação São Paulo-Morumbi

Em homenagem ao clube, o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, assinou decreto alterando o nome da futura Estação Morumbi (Linha Amarela do Metrô) para São Paulo-Morumbi, assim como fez com o Corinthians que foi o primeiro clube a ter o nome de estação do metrô, na estaçãoCorinthians-Itaquera, com o Palmeiras na estação Palmeiras-Barra Funda e a Portuguesa na estação Portuguesa-Tietê.
A estação tem previsão de inauguração em 2012 e fica a 1.200 metros do estádio, na outra extremidade da Avenida Jorge João Saad (que termina na frente do estádio).

Projeto Copa 2014

O Morumbi foi indicado pela prefeitura e pelo governo do estado para ser o estádio que representará á cidade e o estado no Mundial de 2014.
O projeto para reforma do Morumbi inclui reduzir a capacidade para 69.000 pessoas sentadas (incluindo 4 mil profissionais de imprensa), cobertura das arquibancadas, colocação de assentos novos. 

0 comentários:

Postar um comentário